CRÂNIO

Sphera Pro

Derivação para Hidrocefalia Programável

  • Precisão de Ajuste – 08 Faixas de Pressão

  • Segurança contra Desprogramação – RMI 3T

  • Prevenção de Hiperdrenagem – Sphera Grav

Sphera Pro é um sistema de derivação cerebral para o controle da pressão intraventricular com válvula programável. O produto foi desenvolvido para proporcionar, PRECISÃO no controle da pressão, SEGURANÇA contra desprogramação, e FACILIDADE no ajuste da pressão.

A válvula possui 08 diferentes pressões, e o ajuste da pressão pode ser realizado sempre que necessário por um dispositivo magnético não invasivo e indolor ao paciente. A segurança contra desprogramação por atuação de campos magnéticos externos é proporcionado por um exclusivo sistema de duplo travamento que mantém a válvula na pressão escolhida, mesmo quando o paciente é submetido a exames de RM de até 3 teslas.

O sistema Sphera Pro pode ser fornecido em conjunto com o dispositivo antigravitacional SPHERA GRAV, que atua no controle na pressão intraventricular quando o paciente muda da posição horizontal para vertical, prevenindo a hiperdrenagem principalmente em pacientes com Hidrocefalia de Pressão Normal (HPN).

A válvula e o reservatório são fabricados em polysulfona com revestimento em silicone e conectores em titânio. O cateter ventricular e peritoneal do sistema são de silicone transparente, com um filete radiopaco que possibilita visualização em exames de imagens e minimiza a ocorrência de calcificação em seu trajeto.

1 – Conectores em titânio

2 – Reservatório para punção com base rígida

3 – Rotor de ajuste com raio variável

4 – Dispositivo antigravitacional com esferas de tungstênio

5 – Mecanismo de controle de pressão Sphera (assento cônico, mola e esfera de rubi)

6 – Duplo sistema de travamento com imãs em neodímio e molas

7 – Revestimento da válvula em silicone


 

PRECISÃO NO MECANISMO DE AJUSTEMECANISMO SPHERA

Durante o ajuste, a movimentação do rotor altera a distância entre o eixo do rotor e o mecanismo Sphera (mola, esfera e acento cônico de rubi), aumentando ou diminuindo a pressão da válvula. O rigoroso controle dimensional do raio do rotor permite definir com precisão as 08 diferentes pressões de abertura e fechamento do sistema, proporcionando real controle da pressão intracraniana quando o ajuste de pressão é realizado.


SEGURANÇA CONTRA DESPROGRAMAÇÃO

Com design exclusivo, o rotor da válvula possui duas travas mecânicas de segurança que se deslocam em sentidos opostos, podendo travar duplamente ou individualmente o sistema contra desprogramação não intencional. Cada trava está localizada em um dos ímãs e são impulsionadas contra uma posição de pressão pela ação de uma mola.

Quando os campos magnéticos presentes no ambiente, ou os unilaterais (gerados por exames de ressonância magnética) são capazes de mover um dos imãs e liberar uma das travas, a outra trava é forçada pelos mesmos campos a permanecer na posição de travamento, evitando a desprogramação da válvula.


DISPOSITIVO ANTIGRAVITACIONAL

CONTROLE DA HIPERDRENAGEM

O dispositivo antigravitacional Sphera Grav proporciona controle da hiperdrenagem, pois realiza a compensação automática da pressão de abertura do sistema com a mudança postural do paciente.

Quando o paciente estiver deitado, nenhuma resistência será gerada pelo dispositivo Sphera Grav, atuando apenas a válvula Sphera Pro. Porém, quando o paciente estiver em posição ortostática, a resistência máxima da Sphera Grav irá atuar somada à pressão de ajuste da Sphera Pro, tornando o sistema de derivação mais fisiológico, mantendo a pressão intraventricular mais estável e com menor risco de hiperdrenagem.

A Sphera Grav tem 06 opções de resistência (10, 15, 20, 25, 30 ou 35 cmH2O) para atender às diferentes necessidades de controle de pressão de cada paciente. O dispositivo é composto por esferas de tungstênio e rubi, corpo em polisulfona, conectores em titânio e revestimento em silicone.


FACILIDADE DE PROGRAMAÇÃO

O dispositivo de programação proporciona facilidade no ajuste da pressão, pois permite a fácil localização da válvula, não gera dor ao paciente e possibilita a confirmação imediata da pressão ajustada, sem a necessidade de exame de imagem. Como a centralização correta do dispositivo de programação sobre a válvula é essencial para o destravamento e ajuste da pressão, o leitor possui um sistema de indicação de alinhamento que confirma a posição correta.


PASSO 01

Com o leitor inserido no posicionador, localizar a válvula. Alinhar a seta de indicação de fluxo do posicionador com o trajeto do cateter peritoneal. Movendo o posicionador ao redor da válvula, alinhar o centro do ponteiro com o centro do leitor. Ao girar o leitor no dois sentidos, o ponteiro deve permanecer parado. Realizar a leitura.

PASSO 02

Manter o posicionador na mesma posição e inserir o programador no lugar do leitor. Girar no sentido anti-horário para aumentar a pressão e sentido horário para diminuir a pressão.

PASSO 03

Manter o posicionador na mesma posição e inserir o programador no lugar do leitor. Girar no sentido anti-horário para aumentar a pressão e sentido horário para diminuir a pressão.

Radiopacidade

Identificação da válvula implantada

Exame de imagem da Sphera Pro para as 08 pressões, mostrando os conectores de entrada e saída, os dois imãs, a seta com a direção do fluxo, e o ponto indicativo da marcação de lateralidade da válvula.

Catálogo
Voltar